Leia Mais
Vaccarezza diz que minirreforma eleitoral "morreu"Minirreforma eleitoral põe PT e PMDB em lados opostos e pauta segue trancadaObstrução impede Câmara de votar minirreforma eleitoralPMDB promete obstrução à MP do Mais Médicos até minirreforma eleitoral ser votadaGilmar Mendes diz que reforma política deve observar critérios igualitáriosImpasse entre PT e PMDB enterra minirreforma eleitoralNessa quarta-feira, o PT liderou uma obstrução que impediu a apreciação da matéria pelo plenário. Para o líder, a estratégia adotada ao lado do PDT e do PSB foi "vitoriosa". "Para não abrir a porteira para a minirreforma, preferimos o trancamento (da pauta)", resumiu.
Novos partidos
Guimarães disse ainda que o PT acolherá "respeitosamente" o Partido da Solidariedade e o Partido Republicano da Ordem Social (PROS), siglas criadas nesta semana. Segundo ele, mesmo com a mudança para os novos partidos, alguns deputados devem permanecer na base aliada. "A maioria dos parlamentares com quem nós conversamos diz que, independente do partido que for, estará na base do governo aqui na Câmara", relatou. Ele afirmou que haverá um trabalho para convencer os demais a compor a base aliada.
Apesar de contar com o apoio dos deputados que migrarão para as novas legendas, o petista criticou o surgimento dos novos partidos e lembrou que o PT "lutou muito" para aprovar o projeto que impede a "porteira aberta para formar partidos". "Olhem o resultado agora. Se nós tivéssemos aprovado aquela lei, não teria se formado, de uma hora para outra, esses partidos", disse.