Leia Mais
Depois de duas horas de negociação, indígenas têm entrada liberada no CongressoQuestão indígena é tema de reunião de parlamentares com ministra da Casa CivilRuralistas defendem no STF tramitação da PEC da demarcação de terras indígenasFPA adia reunião sobre demarcação de terras indígenasCardozo discute demarcação de terras indígenas com Henrique Alves e lideranças da CâmaraCardoso diz que vai encaminhar à Câmara parecer sobre inconstitucionalidade da PEC 215"Não há clima para tramitação da PEC da demarcação de terras indígenas", diz deputadoDilma volta a se posicionar contra a PEC 215Depois de barrados no Senado, indígenas cobram respeito a direitos conquistadosÍndios estão acampados na Esplanada dos MinistériosNa semana passada, Alves prometeu para esta semana o início da análise da PEC, que foi suspensa novamente, agora para “um diálogo melhor entre todos os setores envolvidos, para evitar tensões e viabilizar um acordo”. Segundo o peemedebista, o debate sobre a PEC será mediado pelos poderes Legislativo e Judiciário.
A proposta é polêmica e contrapõe índios e produtores rurais. A tramitação da PEC está parada desde abril, quando centenas de índios invadiram o plenário da Câmara em ato contrário à proposta.
Os ruralistas acusam a Fundação Nacional do Índio (Funai) de praticar ilegalidades nos laudos antropológicos usados para identificar áreas indígenas. Já o governo é contra a PEC por considerá-la inconstitucional, ao ferir o preceito constitucional da separação dos poderes.