Jornal Estado de Minas

Assembleia de Minas discute mudanças no programa 'A Voz do Brasil'

Nesta quarta-feira, durante audiência pública, deputados discutem projeto de lei que tramita no Congresso para mudar 'A Voz do Brasil'

O noticiário estatal ‘A Voz do Brasil’ que vai ao ar diariamente em todas as emissoras de rádio aberto do país pode sofrer mudanças em sua rotina se depender de umm projeto de lei que tramita no Congresso Nacional.
O noticiário estreou em 1935, durante o governo de Getúlio Vargas, e será tema de debate nesta quarta-feira, no plenarinho II da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, a partir dfas 15h, durante audiência pública para discutir a felexibilização do horário de transmissão do programa. Hoje, o noticiário é veiculado de segunda a sexta-feira,  de 19h às 20h, por meio de cadeia nacional de rádio.

Os críticos do projeto justificam que a ‘A Voz do Brasil’ é um noticiário importante para levar informações relevantes a locais não alcançados pela imprensa privada, sobretudo áreas remotas e rurais. Em contrapartida, há quem defenda a flexibilização, como a Associação Brasileira de Empresas de Rádio e Televisão (Abert), que argumenta queda na audiência das rádios no horário do programa estatal.

Patrimônio


Também tramita no Congresso um projeto que propõe “transformar o ‘A Voz do Brasil’ em patrimônio cultural e imaterial do Brasil.