Jornal Estado de Minas

Dilma usa Twitter para promover Pronatec; programa pode ser usado em 2014

Nesta quarta-feira, logo cedo, Dilma elogiou programa voltado para o ensino técnico, destacado por ela como 'passaporte para o futuro"

Iracema Amaral
A presidente Dilma Roussef parece já ter escolhido a eduacção e a saúde como motes para sua virtual campanha à reeleição no ano que vem. Além do programa Mais Médico,já sinalizado por seus marqueteiros, Dilma também deve apostar na educação, em especial no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
Nesta quarta-feira, logo cedo, na sua conta do Twitter - desativado em 2010, logo depois da campanha presidencial daquele ano, e retomada na última sexta-feira (27)-, a presidente avisa que inaugura hoje três campus da Unievrsidade Federal do Rio Grande Norte - Ceará-Mirim, Canguaretama e São Paulo do Potengi. “Estamos formando jovens e adultos no ensino técnico. Profissão melhor, salário maior. O - Foto: Reprodução/TwitterPronatec é passaporte para o futuro”, tuitou a presidente, que partiicipa naquele estado da formatura de 4.500 alunos do Pronatec.

A partir de julho, a presidente tem participado de solenidades de formaturas de alunos do Pronatec e também de inauguração de campus país afora. Aqui em Minas, no último dia 13, em Uberlândia, na região do Triângulo, Dilma admitiu que o Pronatec é umas das principais ações do governo federal. "É um programa que foca no ensino técnico profissionalizante. O Brasil precisa capacitar jovens e adultos e pessoas que vivem em condições de pobreza para ter uma profissão", disse a presidente.

Beneficiados somam 4 milhões


De acordo com dados do Ministério da Educação, o Pronatec  já alcançou a marca de 4 milhões de matrículas em cursos técnicos e de qualificação profissional.

O Pronatec atende a três públicos distintos. Há os cursos técnicos, voltados para estudantes de ensino médio, com duração média de um ano e meio; os de qualificação profissional, dirigidos aos trabalhadores, que têm de dois a quarto meses, e os cursos para o Brasil sem Miséria, que é de formação de cadastrados no Bolsa Família, também com duração de dois a quarto meses