As regras para as eleições do ano que vem começam a valer neste sábado, 5, um ano antes do primeiro turno do próximo pleito. As normas estão previstas na Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997) e devem seguidas por candidatos, partidos e eleitores, sob pena de multa ou cassação do mandato.
Leia Mais
Assembleia de Minas registra nove migrações de deputados desde 2011Cobiçada por diversas legendas, Marina tem até a meia-noite para se filiarMinistro do TSE que votou a favor da Rede de Marina aponta abusos Um dos principais apoiadores da Rede critica estratégia de Marina Silva Justiça Eleitoral suspende novas eleições em Mathias Lobato, em MinasAécio pode ser afetado com aliança PSB-Marina, diz analistaAliança entre Marina e PSB reforça 2º turno, diz apoiador de AécioDirigentes do PPS se recusam em apoiar projeto de Marina com PSBConforme o calendário eleitoral, hoje é o último dia para que partidos que pretendem participar das eleições de 2014 estejam com o registro do estatuto aprovado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Neste sábado termina também o prazo para que candidatos transfiram o domicílio eleitoral para a cidade onde pretendem concorrer. Os candidatos também precisam estar com a ficha de filiação aprovada pelo partido.
Em maio, começam a valer os prazos para os eleitores: o dia 7 é o último para pedir transferência do título de eleitor para outra cidade, para alterar o endereço no cadastro eleitoral e para portadores de deficiência pedirem acesso a seções especiais de votação.
As convenções partidárias para escolha dos candidatos e definição das coligações estarão autorizadas de 10 a 30 de junho. Os partidos terão de definir seus representantes para concorrer aos cargos de presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador, senador e respectivos suplentes e deputados federal, estadual e distrital.
A propaganda eleitoral nas ruas e na internet será liberada no 6 de julho e a campanha no rádio e na televisão começará no dia 19 de agosto.