Escolas Em Esmeraldas, a estudante Ana Carolina Modesto de Freitas espera ansiosa a construção de uma escola nos fundos de sua casa, no Bairro Santa Cecília. "Eu ando todos os dias 50 minutos para a escola, que fica em outro bairro", contou. A terraplanagem do terreno foi feita e, segundo o prefeito Glacialdo de Souza (PT), a licitação deve sair este mês. Já os estudantes do Bairro Recanto Verde terão de aguardar mais, apesar de o petista ter prometido as duas escolas para este ano. Só agora a prefeitura conseguiu finalizar a compra de um terreno por R$ 400 mil para a obra. Os moradores do Bairro Santa Cecília também reivindicam asfaltamento das ruas. "A gente sofre demais com a falta de asfalto, é um poeirão", disse a dona de casa Maria Marcolina Jesus, de 68 anos.
O prefeito se comprometeu a asfaltar 10 quilômetros dos bairros Santa Cecília, Melo Viana e Novo Retiro. "Começamos pelo Novo Retiro, fizemos o primeiro quilômetro", contou ele. Na saúde, Glacialdo assumiu o compromisso de revitalizar o Hospital 25 de Maio. A diretora administrativa da unidade informou que dois andares do prédio estão sendo pintados e que estão sendo criada uma sala maior para a triagem dos pacientes. Outra proposta do petista é reabrir a maternidade. "Tive minha primeira filha aqui e quero ter o segundo", disse a doméstica Moreira Rocha, de 45 anos. Glacialdo diz que até janeiro a maternidade estará reaberta.
Em Santa Luzia, o prefeito Carlos Calixto (PSB) não enviou à Câmara, segundo a vereadora de oposição Suzane Duarte (PT), nenhuma proposta de motivação e reconhecimento do servidor público, uma das promessas de campanha. Ele prometeu interligar a cidade pelas vias arteriais e dar atenção à Avenida Brasília, ligação à MG- 20 e à Cidade Administrativa. Na Câmara, segundo a vereadora, não há projetos para essas obras. O prefeito afirmou que recapeou mais de 10 quilômetros de vias arteriais.