Brasília- O novo ministro da Secretaria de Portos (SEP) da Presidência da República, Antônio Henrique da Silveira, tomou posse nesta terça-feira no cargo. Segundo Silveira, a mudança no marco regulatório dos portos aprovada pelo governo federal neste ano foi "importante e fundamental" e o setor privado está entendendo as novas regras.
"Os ajustes nas regras novas, se necessários, serão feitos. Mas ainda preciso sentar na cadeira, e estudar com calma todos os pontos", disse o novo ministro dos Portos.
Ele disse, ainda, que o processo de concessões no setor portuário não está mais sujeito a judicialização do que os demais. "Pode acontecer em qualquer processo", comentou. Conforme informa o jornal O Estado de S. Pauloem sua edição desta terça-feira, o governo do Paraná ameaça levar à Justiça a proposta de licitação de áreas no porto de Paranaguá feita pelo governo federal, pelo fato de ela estar em desacordo com o projeto aprovado pelo Conselho da Autoridade Portuária (CAP) local.
Silveira tomou posse em uma cerimônia discreta, na sede da SEP, em Brasília. Quando questionado sobre o que faria a partir de agora, o antecessor de Silveira, Leônidas Cristino, limitou-se a dizer que vai "para o Ceará". Ele acrescentou que tirará 30 dias de férias. Cristino deixou o posto como reflexo à saída do PSB do governo, pois a SEP fazia parte da cota do partido na administração Dilma.