Leia Mais
PDT perde um terço dos deputados federais para novos partidosPartidos disputam espólio ambiental da ex-ministra Marina SilvaPSOL quer multa para troca de partidos sem justificativaMarina é procurada por sete partidos em menos de 24hSenado aprova projeto que inibe a criação de partidos"É muito importante que, do ponto de vista do Congresso, nós possamos dar um basta", afirmou Renan Calheiros, que pretende conversar com os líderes partidários para incluir a matéria do plenário desta terça-feira.
A intenção de Renan é votar a proposta após uma medida provisória que tranca a pauta do Senado. Com isso, a proposta de criação de novos municípios, atualmente o terceiro item da pauta, deve ficar para depois. Mesmo pressionado, o presidente do Senado resiste em colocar em votação esse item.
Para Renan, a atual "pulverização partidária" está na contramão do que acontece em outras democracias. "Quanto mais partidos você tiver, menos identificação programática e menos a sociedade tem os partidos como referência. É preciso por um basta nisso desestimulando definitivamente a criação de novos partidos", afirmou.