Leia Mais
Justiça cassa pela segunda vez mandato de prefeito de Lavras Prefeito de Lavras recebe terceira sentença de cassação do mandatoDeputados têm que dispensar vereadores de LavrasDeputado emprega na Assembleia de Minas vereadores de Lavras TSE confirma cassação do prefeito de Lavras Ex-prefeito de Caratinga é condenado por envolvimento na Máfia dos Sanguessugas TRE mantém cassação de prefeito de LavrasApós 4ª ação, prefeito de Lavras pode perder o cargoTRE cassa prefeito em Minas por transportar eleitores em carro da prefeituraMais um prefeito é cassado em Minas e TRE marca nova eleiçãoAinda segundo informações dos autos, durante todo o ano de 2012 foram divulgadas reportagens em um jornal local exaltando as realizações de Marcos Cherem e matérias pejorativas sobre seus adversários, a prefeita à época, Jussara Menicucci e Silas Costa Pereira. A coligação do atual prefeito ainda é acusada de ter contratado cerca de 700 pessoas para trabalhar na campanha, mas que, apesar de terem recebido valores, não chegaram a realizar os serviços combinados.
Em sua sentença, o juiz argumentou que os acusados praticaram abusos de “extrema gravidade”. “Os Impugnados praticaram um abuso de poder em sentido amplo, no conjunto dos fatos apurados nos autos não há como se negar que os Impugnados praticaram, por praticamente todas as mídias e meios possíveis (Televisão, Rádio, Outdoors, Internet, Panfletos, compra de votos, etc), vários atos de abusos de poder de extrema gravidade que desequilibraram as eleições municipais de Lavras em 2012, motivos pelos quais a procedência do pedido é a medida que se impõe”, afirmou.
Em sua defesa, os réus negaram as acusações. Segundo as defesas, não houve ilegalidade ou abuso nas propagandas e nem vinculação com o candidato. O prefeito e o vice também negaram participação na confecção ou divulgação do conteúdo do panfleto calunioso contra o adversário ou irregularidades na contratação dos funcionários de campanha.
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), das outras três condenações de Marcos Cherem em primeira instância, duas foram revertidas pela Corte, em Belo Horizonte, e a terceira será julgada nesta quinta-feira.
Ainda conforme a sentença de ontem, com a cassação, devem ser nomeados o segundo colocado no pleito de 2012, Silas Costa Pereira (PSDB), para assumir a prefeitura de Lavras.