Um apagão na rede interna do Senado deixou senadores e funcionários sem acesso à internet e até a impressoras na Casa durante toda a manhã e o início da tarde de hoje (8). A queda dos serviços foi provocada por uma pane e foi preciso a substituição de um disjuntor do sistema de alimentação de energia do Datacenter, localizado na Secretaria de Processamento de Dados do Senado (Prodasen), que apresentou defeito
A Secretaria Geral da Mesa Diretora informou que a instabilidade na rede não afeta as votações no plenário da Casa, mesmo as nominais, porque o painel não é ligado diretamente à parte que foi afetada. No entanto, senadores reclamaram das dificuldades no trabalho legislativo provocadas pela pane.
O senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) relatou a dificuldade em ter acesso a pareceres sobre projeto em discussão nas comissões e relatórios técnicos produzidos pela consultoria legislativa. “Foi uma perturbação geral, até nossa telefonia ficou perturbada”, reclamou Ferreira.
No começo da tarde, quando a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Orçamento Impositivo começou a ser discutida na CCJ, o senador reclamou de não ter conseguido ler o adendo apresentado pelo relator ao seu voto em função da falta de acesso à internet. “Cheguei a sugerir que nós nos mudássemos para uma lan house porque a assessoria da liderança do PSDB realmente precisou procurar uma dessas casas de acesso à internet para imprimir um parecer sobre a constitucionalidade das emendas à PEC do Orçamento Impositivo e me entregar”, relatou.