Leia Mais
STF rejeita recurso de Valdemar da Costa NetoSTF rejeita recurso de Valdemar Costa NetoSTF abre inquérito para investigar deputado Valdemar Costa NetoCosta Neto fica inelegível até 2029 após segunda renúnciaValdemar Costa Neto faz parte de um grupo de réus do processo do mensalão que não recebeu ao menos quatro votos a seu favor durante julgamento e, por isso, não terá o direito aos chamados embargos infringentes e consequentemente um novo julgamento previsto para 2014.
A decisão de deixar a secretaria-geral do partido foi comunicada internamente, no meio da semana passada. A data da escolhida não é por acaso. Neste semana, o STF deve publicar o acórdão (resumo da decisão) da segunda fase do julgamento do mensalão, que analisou os primeiros recursos apresentados pelos 25 réus condenados.
Os advogados de defesa do deputado terão, entretanto, dez dias para apresentar novos embargos de declaração, que poderão ser levados para análise dos ministros no plenário. Mesmo tendo essa última alternativa, o parlamentar preferiu se afastar.
Valdemar foi condenado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro a 7 anos e 10 meses de prisão, mais multa de R$ 1,1 milhão. Ele deverá cumprir pena em regime semiaberto, em que poderá trabalhar durante o dia, mas deverá retornar ao presídio durante a noite.