Jornal Estado de Minas

Constituição faz 25 anos

Dilma participa de sessão na Câmara para entrega de medalhas

Sessão solene na Câmara lembra 25 anos da promulgação da Constituição com entrega de medalhas de ouro, bronze e prata

A presidente Dilma Rousseff confirmou nesta quarta-feira por meio de sua conta no Twitter que participa hoje da sessão solene da Câmara dos Deputados para comemorar os 25 anos da promulgação da Constituição Federal. “A Constituição de 1988 é a mais avançada da nossa história na garantia de direitos sociais e liberdades individuais”, tuitou a presidente.
Na semana passada, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o PT foi acusado injustamente por não ter assinado a Carta Magna. O ex-presidente admitiu, contudo, que os petistas entregaram propostas “radicais” para um regimento interno do Congresso e de uma Constituição. "Se tivessem aprovado o nosso regimento e a nossa Constituição, certamente o país seria ingovernável, porque éramos duros na queda", disse Lula.

Medalha


Na sessão solene desta quarta-feira na Câmara será entregue a Medalha Assembleia Nacional Constituinte a parlamentares e colaboradores que participaram da elaboração da nova Carta.

Cunhadas em ouro, prata e bronze pela Casa da Moeda do Brasil em setembro de 1988, as medalhas serão distribuídas este ano para reconhecer o trabalho daqueles que colaboraram de forma decisiva para a promulgação da Constituição. As de ouro serão destinadas, em caráter institucional, às presidências da República, da Câmara, do Senado e do STF.

As de prata serão concedidas ao ex-presidente da República José Sarney, autor da proposta que convocou a Assembleia Constituinte; aos parlamentares em exercício que atuaram na elaboração da Carta; e a outros constituintes indicados pelos líderes de partidos. As de bronze serão entregues a colaboradores indicados pela Mesa Diretora da Casa, entre eles jornalistas que se destacaram na cobertura política à época.