Leia Mais
Chanceler brasileiro pede a embaixador canadense explicação sobre denúncia de espionagemDilma manda ministério reforçar segurança de dados após denúncia de espionagem"EUA e aliados devem encerrar espionagem", diz DilmaJornalista promete mais revelações sobre espionagemBernardo reafirma que governo adotará e-mails protegidosAnatel descarta colaboração de teles do país com NSASerpro apresenta plataforma contra espionagemDocumentos da NSA são distribuídos como medida de segurançaDilma anuncia sistema de proteção para e-mails do governoCPI da Espionagem vai pedir para ouvir Snowden por videoconferência"A CPI não tem poder para a busca e apreensão. Mas a CPI pode solicitar à Justiça. O Supremo Tribunal Federal já decidiu que uma comissão parlamentar de inquérito não tem poder para busca e apreensão, mas a CPI pode, sim, solicitar à Justiça brasileira para que ela possa proceder a essa busca e apreensão", afirmou, em entrevista após a audiência pública.
Ferraço, entretanto, ressalvou que por ora não vai fazer tal pedido. A aposta dele é que a comissão possa avançar nas investigações a partir de uma teleconferência com o ex-prestador de serviços da NSA Edward Snowden, asilado provisoriamente na Rússia. Foi ele quem vazou para Glenn os documentos que revelaram a espionagem realizada pelo governo dos EUA. Caso essa teleconferência não prospere, o pedido de busca e apreensão dos documentos de Glenn, que mora no Brasil, pode vir a ser discutido pela CPI.
"Até aqui, nós não suscitamos esse tipo de providência, mas evidentemente é uma providencia que é prerrogativa da comissão e se for importante para a investigação em algum momento nós podemos, sim, tomar tal iniciativa", disse o relator da comissão.