Durante a formatura de estudantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) na cidade de Novo Hamburgo (RS), a presidenta Dilma voltou a dizer que a educação é essencial para o Brasil, que, para ela, só será grande se o seu povo crescer com ele.
Após dizer que os alunos estavam dando um passo em suas vidas e pedir que eles continuassem se aperfeiçoando em busca de novos cursos, pois o Pronatec estaria de “portas abertas” a todos, Dilma citou as cidades onde os estudantes concluíram sua formação. Porto Alegre, Cachoeira do Sul, São Leopoldo, Farroupilha, Esteio, Monte Negro e a própria Novo Hamburgo estão entre os municípios onde moram os alunos.
Dilma também destacou que havia na cerimônia a conclusão de 22 diferentes cursos escolhidos pelos estudantes. “Essa diversidade que abrange um leque grande de alternativas e de diferentes oportunidades é muito importante”, disse a presidenta, citando cursos como mecânica de automóveis leves, operador de empilhadeira, operador de retroescavadeira, recepcionista de evento e auxiliar de administração.
Para Dilma, a característica mais notória da formatura é notar a garra dos estudantes. “No Brasil, quando as pessoas têm oportunidade, elas vão, fazem, e conseguem: um primeiro emprego, melhorar de emprego e evoluir na sua carreira”, defendeu a presidenta.
Durante a formatura, uma estudante leu e os demais alunos repetiam o juramento. Estiveram presentes o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, as ministras da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência, Maria do Rosário, e da Secretaria de Comunicação Social, Helena Chagas, além do governador do Rio Grande do Sul em exercício, Beto Grill, e do prefeito de Novo Hamburgo, Luís Lauermann.
Após a solenidade, a presidenta Dilma deve embarcar para Porto Alegre, onde anuncia amanhã (12) investimentos no PAC Mobilidade e a entrega de máquinas motoniveladoras na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.