Leia Mais
Comissão pretende ouvir jornalista sobre caso JKMotorista envolvido na morte de JK diz que foi chantageadoMotorista cita oferta de dinheiro no caso JKExumação do corpo de motorista do ex-presidente JK depende da JustiçaMorte de JK em acidente terá nova investigaçãoComissão quer exumar corpo do motorista de JKComissão da Verdade quer mudar causa da morte de JKAssembleia vai ouvir motorista do caso JKALMG reforça pedido de nova perícia na morte de JKJuscelino morreu em acidente automobilístico em 1976, no quilômetro 328 da Rodovia Presidente Dutra, próximo à cidade de Resende, no Rio de Janeiro. Os laudos de uma exumação dos corpos feita em 1996 afirmam ter sido identificado um orifício de cerca de 5 milímetros de diâmetro na cabeça do motorista, fato que levantou suspeitas – o corpo está enterrado no Cemitério da Saudade, em Belo Horizonte. A versão oficial sustenta que o buraco seria uma decorrência de esfarelamento ósseo.
Depoimentos e exames de raio X da cabeça de Geraldo Ribeiro embasam a nova empreitada da entidade paulistana para desvendar a suspeita de que o ex-presidente foi vítima de um atentado. O laudo oficial de 1996 atesta que JK morreu em decorrência do acidente. O Chevrolet Opala dirigido por Geraldo Ribeiro, motorista do ex-presidente por muito tempo, se envolveu em um acidente com uma carreta carregada de gesso e um ônibus de turismo. Um passageiro do ônibus prestou depoimento à Comissão da Verdade de São Paulo.
No ano passado, a Comissão da Verdade da seção mineira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG) entregou à Comissão Nacional da Verdade um relatório questionando o inquérito de 2.629 páginas que investigou a morte de JK. A opinião da entidade é de que o ex-presidente foi assassinado.
Com informações de Felipe Canêdo