Leia Mais
PF rastreia contas do mensalão no exterior, diz revistaSTF agilizará julgamento de novos recursos do mensalãoEx-tesoureiro do PL apresenta novo recurso contra condenação no mensalão STF divulga íntegra do acórdão do julgamento dos recursos do mensalãoMarco Aurélio prevê julgamento do mensalão até abrilEm recurso, Simone Vasconcelos pede novo julgamento no mensalãoSTF abre ação penal contra deputado de Minas envolvido com a Máfia do CarvãoSTF informa que prazo para novos recursos do mensalão termina segunda-feira Oito réus do mensalão entram com novos recursos Advogados de oito réus do mensalão entram com recursosNa petição, Henry alega que houve contradições no acórdão, o texto final do julgamento, na primeira fase de julgamento dos recursos. A defesa pede a redução e a prescrição da pena de corrupção passiva (dois anos e seis meses), por entender que o cálculo foi desproporcional em relação aos réus que atuaram como corruptores.
“Com relação ao corruptor, no caso de José Genoíno , sua pena base para delito de corrupção ativa, por ter feito promessa de vantagens indevidas ao PP, PTB, PL e ao PMDB, foi fixada em três anos e seis meses de reclusão, lembrando que a pena para o delito a ele imputado varia de dois a dez anos, ou seja, a pena mínima sequer chegou a dobrar. Já no caso do embargante, a pena-base foi fixada em dois anos e seis meses”, afirma a defesa.
O prazo para que os 13 réus apresentem os segundos embargos de declaração, recursos para corrigir omissões ou contradições no acórdão (texto final do julgamento) terminou hoje.
Os 12 réus que têm direito aos embargos infringentes, outro tipo de recurso que prevê a revisão das penas, podem apresentá-los até 11 de novembro. A segunda fase de análise dos recursos ainda não tem data para começar.