Leia Mais
Alves diz cumprir regimento ao acabar com subcomissãoAlves acaba com subcomissão presidida por Jean WyllysDilma participa do Fórum Mundial de Direitos HumanosDiante da decisão do presidente Henrique Alves, de atender o pedido do deputado tucano, a presidenta da Comissão de Cultura protestou. “Nós estamos reagindo à intervenção feita na Comissão de Cultura, que foi uma violação da nossa autonomia, como da de qualquer comissão permanente, solicitando a reconsideração, porque todos os temas são afetos ao tema da cultura”, disse.
Ela reclamou ainda de não ter sido ouvida por Henrique Alves antes da decisão de extinguir a subcomissão e alegou que a interferência fere a autonomia das comissões permanentes, uma vez que o requerimento aprovado obedeceu a todas as exigências regimentais. Jandira Feghali prometeu recorrer da decisão para reabrir a subcomissão.
O presidente da Casa, no entanto, respondeu à deputada dizendo que não houve violação da autonomia da comissão e justificou os motivos que o levaram a decidir pela extinção da subcomissão. “Não houve nenhuma violação, deputada”, respondeu Henrique. “A Comissão de Cultura criou uma Subcomissão Permanente de Direitos Humanos, conflitando com a Comissão Técnica Permanente de Diretos Humanos. Vossa Excelência tem todo o direito de recorrer e respeitarei o seu direito”, completou.