O prefeito de São João del-Rei, Helvécio Reis (PT), denunciou a existência de um esquema de fraude no recolhimento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) no município, localizado na Região das Vertentes. Helvécio convocou uma coletiva, nessa quinta-feira, onde anunciou que uma auditoria realizada na administração detectou que cerca de 300 pessoas haviam quitado os débitos, mas os valores não foram repassados aos cofres públicos. A fraude, segundo ele, estaria ocorrendo desde agosto do ano passado.
Ainda conforme o prefeito de São João del-Rei, todos os documentos que foram recolhidos na auditoria serão repassados ao Ministério Público e a Polícia Civil para que possam ser apuradas as responsabilidades. Além disso, também foi aberta uma sindicância interna para checar a participação de servidores. Quanto aos moradores que estão entre os 300 apontados na irregularidade, eles deverão procurar a Secretaria de Finanças para regularizar a situação.
Segundo o Ministério Público de Minas Gerais, o prefeito de São João del-Rei protocolou na tarde de ontem o pedido de investigação, juntamente, com os materiais e documentos recolhidos na auditoria. Ainda segundo a assessoria do MP, a denúncia será distribuída para algum promotor do Patrimônio Público para analisar o material.