A presidente Dilma Rousseff homenageou Vinicius de Moraes neste sábado em sua página no Twitter. Dilma afirmou que Vinicius é um “poeta de primeira grandeza, compositor genial e agitador cultural, Vinícius faz parte da alma brasileira”. Se estivesse vivo, o poeta, compositor, escritor, cantor, dramaturgo e diplomata, completaria hoje 100 anos. Com mais de 500 interpretações gravadas em vários países, Garota de Ipanema – fruto de parceria com Tom Jobim – só foi menos tocada do que Yesterday, dos Beatles.
Ainda de acordo com a presidente, todo brasileiro se emociona ao ter contato com seus versos. “Todo brasileiro se emocionou ao ouvir ‘que não seja imortal, posto que é chama/Mas que seja infinito enquanto dure’. E sorriu ouvir que ‘quem passou por essa vida e não viveu/ pode ser mais/ mas sabe menos do que eu/ Porque a vida só se dá pra quem se deu. E ninou seu filho com ‘Leão, leão, és o rei da Criação’”, postou.
A homenagem de Dilma ao carioca que ainda encanta varias gerações com sua poesia, foi encerrada com um pedido de desculpa aos outros poetas. “Os outros que me perdoem, mas Vinícius é fundamental”.
Estratégia
Abandonado desde dezembro de 2010, o perfil da presidente no serviço de microblog foi retomado com um bate-papo entre Dilma e o perfil fictício Dilma Bolada, criado pelo estudante de comunicação Jeferson Monteiro.Por sua homenagem. Monteiro foi convidado pelo Palácio do Planalto para ir à Brasília e tuitou direto do gabinete presidencial, antes de participar de solenidade para o anúncio da reformulação do Portal Brasil. Desde então a presidente tem sempre recorrido a rede social para falar diretamente, principalmente, com os jovens, público que mais utiliza esse tipo de interação.