Leia Mais
Caso Alstom: confirmado pagamento a ex-diretorCaso Alstom: investigado fez doação a ex-secretário Suspeito no caso Alstom usou logística de MalufBrasil ignorou pedido de buscas da Suíça no caso AlstomPrefeito renuncia por não conseguir 'combater corrupção'Governo edita portaria para barrar corrupçãoSistema fiscal facilita fraudes no Brasil, diz consultorSuíça indicia suspeito de lobby no caso Alstom'Atos da Alstom estão abertos', diz atual presidenteCPI paulistana insiste em ouvir comando da AlstomDireção da Asltom diz que relacionamento com autoridades é éticoContatos com dirigente são institucionais, diz Alckmin“Temos um longo histórico de cooperação com as autoridades do Estado de São Paulo, onde fica localizada nossa planta”, escreveu. “O novo prefeito recém-eleito participa das negociações que vão nos permitir a reabertura da Mafersa como Alstom Lapa. O atual governador também participa.”
Na época, José Serra acabara de vencer o pleito municipal e o Palácio dos Bandeirantes estava sob gestão de Geraldo Alckmin, ambos do PSDB. A unidade Alstom Lapa claudicava, em 2004. Com uma carteira minguada de contratos públicos e reduzidos investimentos, aquele setor da empresa, na zona oeste da capital, esteve na iminência de cerrar as portas.
Ao pedir empenho a seus comandados, Alquéres assinala a importância de conquistar novos contratos com o Metrô e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Cita vagamente quatro empreendimentos das estatais. “Tais projetos representam um total de cerca de 250 milhões de euros”, observa. “Nesse período de mudanças sofremos duas grandes derrotas em leilões públicos, coisa que não ocorria há anos. Mas ainda podemos ter sucesso nos quatro projetos que o Estado de São Paulo vai negociar ou leiloar nas próximas semanas.”
O então presidente da Alstom cita os “amigos políticos do governo” e diz confiar na recuperação da empresa. “O processo está avançando, começo a receber mensagens de parceiros em potencial, e, principalmente, dos amigos políticos do governo que apoiei pessoalmente. A Alstom deve estar presente, como no passado.”
Um dos projetos que Alquéres mirava foi conquistado por um consórcio liderado pela Alstom, em 2005 - aditamento a um contrato firmado originalmente em 1995, no valor de R$ 223,5 milhões, que resultou na compra de 12 trens para a CPTM. O negócio tornou-se alvo de ação por improbidade movida pela promotoria de São Paulo, que identificou “grave irregularidade no sexto aditamento, verdadeira fraude à licitação e desvirtuamento total do contrato inicial”. A investigação mostrou aumento de 73,69% no valor da compra.