Leia Mais
Dilma venceria no 1º turno com 41% dos votos, diz IbopeCNI/Ibope: avaliação do governo Dilma piora ante junhoO petista creditou o desempenho da presidente a resultados dos cinco pactos propostos por ela em resposta às manifestações populares de junho, citando a votação - e posterior sanção pela presidente - do projeto que destinou os recursos do petróleo para a educação e para a saúde, os investimentos anunciados para a mobilidade urbana e o programa Mais Médicos, sancionado na segunda-feira, 21. "O País percebe o esforço", acrescentou.
O deputado federal avaliou ainda que, para consolidar a força da sigla para o pleito do ano que vem, o PT precisa trabalhar agora para firmar alianças regionais, sobretudo com seu principal aliado, o PMDB. De acordo com Guimarães, esse esforço deve ser concentrado com a conclusão do processo interno de eleição do PT, em novembro.
Outros cenários
A pesquisa Ibope divulgada nesta quinta também traz outros cenários para o pleito do ano que vem. Com Marina Silva no lugar do governador de Pernambuco, a presidente marcaria 39%, versus 21% de Marina. Aécio, por sua vez, teria 13%.
Num quadro com o ex-governador José Serra (PSDB), Dilma teria 40%, o tucano 18% e Campos, 10%.