Leia Mais
'Atos da Alstom estão abertos', diz atual presidenteCCJ do Senado aprova PEC do voto abertoCCJ do Senado retoma discussão da PEC do voto abertoComissão do Senado volta a discutir PEC do Voto AbertoCâmara aprova em primeiro turno PEC dos Soldados da BorrachaCâmara começa sessão para votar projeto o novo Código de Processo CivilPEC do voto aberto para cassação de mandato pode ir a plenário semana que vemCâmara devolve texto da MP da Lei Seca sem penduricalhos incluídos por comissão Comissão da Câmara aprova voto aberto na cassação de mandatosSe aprovado pelo colegiado, o texto ainda precisa passar por dois turnos de votação no plenário da Câmara. Otimista, o relator da proposta, Vanderlei Macris (PSDB-SP), espera que o apelo feito por Alves possa garantir o quórum para aprovação do texto no início da tarde de hoje.
“O presidente tem um compromisso público, que foi reafirmado hoje, de que nenhum processo de cassação de mandatos será mais votado por voto secreto”, lembrou Macros. Alves anunciou a decisão após a absolvição do deputado Natan Donadon (sem partido-RO), em votação secreta no plenário da Casa, por 233 votos favoráveis à manutenção do mandato do parlamentar, condenado pelo STF a mais de 13 anos de prisão pelos crimes de peculato e formação de quadrilha.
“Com a dificuldade do Senado para aprovar o voto aberto de forma ampla, o caminho para a votação é o mais adequado, e a luta pela amplitude seria feita em seguida”, acrescentou Macris.
No Senado, há o temor de que, aprovada a proposta de voto aberto para os casos de cassação, a matéria que amplia o voto aberto fique parada. O senador Walter Pinheiro (PT-BA) disse que a proposta está na ata do plenário da Casa desde a semana passada. “O texto está pronto para ser votado. Mesmo não estando na ordem do dia, depende de uma deliberação do presidente da Casa para ser votado aqui”, explicou.