São Paulo - O secretário de Desenvolvimento Social do governo Geraldo Alckmin (PSDB), Rogério Hamam (PRB), descumpriu uma ordem do tucano ao nomear pessoas ligadas à Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) para cargos na pasta. Até agora, dois membros da igreja estão abrigados na secretaria e ocupam postos de chefia.
Hamam nomeou na semana passada o presidente municipal do PRB, Aildo Rodrigues - que é obreiro da Universal -, chefe da Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional. Ele assume o setor responsável pelos programas Bom Prato e Viva Leite.
Outro membro da Universal incorporado à secretaria foi o presidente estadual do PRB, o pastor Vinicius Carvalho. Ele administra as Diretorias Regionais de Assistência e Desenvolvimento Social.
Rodrigues negou que houvesse veto do governador à ocupação de cargos na secretaria por membros da igreja. “Não procede. Ele (Alckmin) jamais faria uma coisa dessa. Seria preconceito religioso puro”, disse. A reportagem não conseguiu contato com Carvalho.
Hamam alega que o critério para a seleção dos funcionários seguiu as exigências feitas por Alckmin em maio. O secretário defendeu as nomeações e disse que o presidente estadual do PRB tem “capacidade gerencial comprovada”.