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Estado de Minas RODOVIA DA MORTE

Copam decide no dia 19 se dará autorização ambiental para reforma da BR-381

Dnit determina que empresas agilizem o processo de construção dos canteiros de obra


postado em 08/11/2013 06:00 / atualizado em 08/11/2013 07:09

Dos 322 quilômetros do trecho da 381 entre Belo Horizonte e Governador Valadares, cerca de 250 já foram licitados para duplicação (foto: Rodrigo Clemente/EM/D.A PRESS - 14/6/13)
Dos 322 quilômetros do trecho da 381 entre Belo Horizonte e Governador Valadares, cerca de 250 já foram licitados para duplicação (foto: Rodrigo Clemente/EM/D.A PRESS - 14/6/13)

O início da duplicação da BR-381, no trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares, depende de decisão a ser tomada pelo Conselho de Política Ambiental (Copam) de Minas Gerais. No  dia 19, o órgão analisará pedido de licença feito pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para a obra. Somente com o documento a ordem de serviço será emitida pelo governo federal e a duplicação poderá começar.


Representantes do Dnit se reuniram ontem em Belo Horizonte com as empresas vencedoras dos sete lotes – de um total de 11 – que tiveram a licitação concluída para informar que o pedido da licença já está na pauta do Copam e solicitar às empreiteiras que iniciem imediatamente os pedidos de licenciamento ambiental dos canteiros de obra onde ficarão os operários e onde serão instaladas as usinas para produção de asfalto e montagem de equipamentos.

A equipe de reportagem do Estado de Minas acompanhou a reunião. Segundo representantes do Dnit, o secretário estadual de Meio Ambiente de Minas Gerais, Adriano Magalhães Chaves, presidente do Copam, afirmou ter dado “prioridade máxima” à análise da licença. Ainda conforme representantes do Dnit, as empreiteiras também terão prioridade na entrada dos pedidos de licença para os canteiros de obras. “Já conversamos com o pessoal da Supram (Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) em Governador Valadares (onde serão concentradas as solicitações das empresas). Se vocês chegarem lá e houver alguém na frente, é só avisar que é da BR-381 que todos serão atendidos na hora”, disse uma das responsáveis pelas articulações entre o Dnit e o estado em relação à obra.

O Palácio do Planalto vem exercendo forte pressão para que a duplicação tenha início e quer dar a ordem de serviço até o final de novembro, segundo os representantes do Dnit. “A presidente Dilma Rousseff não quer vir assinar o documento e ver a obra começando três meses depois. Quer o início no dia seguinte. A presidente manda e a gente obedece. Principalmente pelo jeitão dela”, afirmou na reunião outro representante do Dnit. A presidente chegou a marcar para a última terça-feira viagem ao estado para assinar a ordem de serviço, mas a cerimônia foi cancelada.

Dos sete lotes que já podem ter a obra iniciada, o que está prestes a colocar o projeto em andamento é o que prevê a construção de túneis próximos ao Rio Piracicaba, no trecho entre o Ribeirão Prainha e o entroncamento com a MG-320, no acesso para Jaguaraçu. O consórcio vencedor da licitação para o lote, encabeçado pela empresa J.Dantas, já deu entrada no pedido de licenciamento de canteiro na Supram de Valadares. “Se a presidente quer fazer obras, nós também queremos”, afirmou o representante do consórcio na reunião.

Dos 322 quilômetros do trecho da 381 entre Belo Horizonte e Governador Valadares, resta licitar um total de 70,9 quilômetros, distribuídos em quatro lotes: dois ficam entre Belo Horizonte e o entroncamento da rodovia com a MG-435, do quilômetro 427 ao 445, e do 445 até o 458,4. Os outros dois são os que ficam entre o Ribeirão Prainha e o acesso sul de Nova Era (18,8 quilômetros), e desse ponto até João Monlevade (20,7 quilômetros).


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