O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), garantiu que a Casa conclui nesta terça-feira, 19, a votação da proposta de emenda à Constituição (PEC) que institui o voto aberto em todo o Poder Legislativo. "Nós vamos hoje concluir a votação do voto aberto. É o terceiro item da pauta, nós vamos rapidamente votar os dois primeiros itens, de modo a concluir esse processo de deliberação", afirmou.
Leia Mais
Genoino, Dirceu e Delúbio irão para regime semiabertoLula diz esperar que petistas fiquem no semiabertoHistórico mostra que saída de presos para regime semiaberto pode demorarVotação da PEC do Voto Aberto vira 'batalha regimental'Senado adia novamente votação da PEC do voto abertoSem quorum, Senado adia votação da PEC do voto abertoO presidente do Senado disse que os pontos de divergência devem ser tratados isoladamente. "Se não houver alguma orientação diferente de lideranças partidárias, vamos votar o texto ressalvados os destaques e depois concluiremos a votação da matéria", avaliou.
Renan Calheiros afirmou ainda que dá, sim, tempo de votar a matéria a tempo da sessão do Congresso Nacional que tem uma extensa pauta de votação: a apreciação da Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2014, seis vetos presidenciais e o projeto de resolução que anula a sessão que declarou vaga a Presidência da República comandada em 1964 por João Goulart.
"Dá tempo sim, a sessão do Congresso começará apenas às 19h30. Antes, nós vamos ter a posse também do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tá tudo bem", disse Renan, referindo-se à solenidade de posse do ministro Marco Aurélio Mello na presidência do TSE.