Jornal Estado de Minas

Em evento no Sul de Minas, Aécio relembra participação de Tancredo nas Diretas Já

Um grande painel estampando imagens da capa e de páginas internas do Estado de Minas de 20 de novembro de 1983 foi montado no evento, realizado pelo PSDB

Estado de Minas

Aécio discursa no evento do PSDB em Poços. Atrás e no destaque, o painel com as páginas do Estado de Minas - Foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A PRESS

A comemoração dos 30 anos de lançamento da Carta de Poços de Caldas, realizada na cidade no Sul de Minas, na segunda-feira, foi marcada por discursos que lembraram o movimento Diretas Já. Para marcar a importância que teve a data, um grande painel estampando imagens da capa e de páginas internas do Estado de Minas de 20 de novembro de 1983 foi montado no evento, realizado pelo PSDB. O painel serviu de pano de fundo para os discursos dos políticos que participaram da festa, incluindo o governador Antonio Anastasia, o senador Aécio Neves, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.

A manchete do Estado de Minas daquele dia era: “Tancredo e Montoro defendem diretas”. A chamada da capa informava: “Depois de uma reunião fechada de pouco mais de trinta minutos, num dos apartamentos do Hotel Palace, os governadores Tancredo Neves e Franco Montoro divulgaram uma nota oficial definindo uma ação conjunta a favor das eleições diretas. A nota, de quatro pontos, destaca a necessidade de não se cogitar nomes para a candidatura direta e reafirma a importância de que todos os segmentos da sociedade participem do movimento”. A capa era ilustrada com uma foto de Tancredo e de Montoro, então governadores de Minas e São Paulo.

Na declaração, os dois governadores cobraram a participação de todos os parlamentares no movimento que se iniciava, mas sem a indicação de nomes para a disputa eleitoral. “Não se deve cogitar, por enquanto, de candidaturas à Presidência, para não enfraquecer a luta pela eleição direta. Todas as forças devem ser concentradas na campanha pelo reconhecimento do direito que o povo tem de ser ouvido”, diz o texto da Carta de Poços de Caldas. A mobilização ganhou a simpatia da população, que foi às ruas para pedir a volta das eleições diretas. No entanto, o esforço não foi suficiente e no ano seguinte a eleição foi realizada de modo indireto, com a escolha sendo feita por um colégio eleitoral e não pelo voto popular.

Além das reportagens do Estado de Minas, imagens de Tancredo Neves e Franco Montoro e vídeos exibindo falas dos dois e de outros personagens do movimento, como Teotônio Vilela, ilustraram a comemoração dos 30 anos da Carta de Poços de Caldas, que contou ainda com a participação de oito governadores do PSDB. Durante o evento de segunda-feira, foi anunciada a candidatura do senador Aécio Neves ao Palácio do Planalto e coube ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso dar o pontapé inicial na campanha do neto de Tancredo.