Leia Mais
Campos fala a executivos e evita conversar com imprensaEm lançamento de programa, Campos prega ousadiaCampos defende 'política macroeconômica clara'Campos critica 'experiências' com partido únicoCampos reduz número de pastas de 28 para 21O que ficou certo, ao menos extraoficialmente, é que a Secretaria de Cultura não será mais anexada à pasta de Educação, como vinha sendo cogitado. A possibilidade foi vazada por socialistas, mas sofreu forte reação no meio cultural. O episódio também gerou atrito nas redes sociais entre o ex-secretário de Cultura do Recife - o petista Roberto Peixe - e o secretário de Imprensa do governo, Evaldo Costa.
Shakespeare
Peixe fez críticas à condução da cultura pelo governo, justificando que Pernambuco era o único estado no Brasil a não ter aderido, até hoje, ao Sistema Nacional de Cultura. Evaldo retrucou: “é impressionante como a leviandade pode gerar, como Shakespeare, tanto barulho por nada. Quem disse a Roberto Peixe que a Secretaria de Cultura seria extinta?”, indagou.
O redesenho do secretariado também gerou desentendimentos, recentemente, na Assembleia Legislativa, entre oposição e governistas. O deputado estadual Daniel Coelho (PSDB) questionou, na semana passada, o porquê de a decisão estar sendo tomada só agora. “Estamos discutindo um redesenho no organograma em função de tarefas que já foram cumpridas e, ao nosso ver, diante da situação econômica geral, é importante que a gente faça este movimento (de reduzir)”, disse, na época, Eduardo Campos.
Segundo avaliação de um socialista, contudo, o governador não vai mexer em secretarias de cunho social para evitar desgastes políticos. Então, ele vai optar por extinguir pastas como a Secretaria da Copa e a Assessoria ao Governador, além da Articulação Social e Regional, esta última sendo absorvida pela Secretaria de Governo.
Nas apostas, há previsão de juntar Recursos Hídricos e Transportes numa única e superpasta - a Infraestrutura - enquanto as secretarias de Desenvolvimento Social e Trabalho seriam absorvidas, respectivamente, pelas pastas de Planejamento e Desenvolvimento Econômico. No enxugamento, contudo, uma das poucas coisas cogitadas foi a economia das mudanças para o estado.
Confira as secretarias que podem sofrer mudanças, ser extintas ou absorvidas por outras
Trabalho e Qualificação
Ana Cláudia Dias Rocha
Recursos Hídricos
José Almir Cirilo
Articulação Social e Regional
Aluísio Lessa
Desenvolvimento Social e Direitos Humanos
Laura Gomes
Transportes
Isaltino Nascimento
Assessoria ao governador
Ariano Suassuna
Secretaria Extraordinária da Copa
Ricardo Leitão