Leia Mais
Cúpula do PSD declara apoio à reeleição de DilmaKassab formaliza apoio à reeleição de DilmaDilma reafima preocupação com a saúde de José GenoinoEm abertura de Congresso do PT, Dilma cita pactos em resposta às manifestações Base do governo continua sem acordo para projetos que trancam pauta da CâmaraPara Dilma leilão de aeroportos foi 'muito além da expectativa'Dilma vai liberar R$ 2,09 bi para o metrô de FortalezaDilma faz prestação de contas em evento do PSDDilma, em seguida, passou a elogiar a disposição dos parlamentares, que ofereceram apoio ao governo ontem para a criação de um pacto pela responsabilidade fiscal, prometendo não criar despesas sem orçamento previsto. "Fiquei ontem muito contente com a reunião com os presidentes dos partidos políticos e lideranças que integram a base, que assinaram, eu não diria um pacto pela responsabilidade fiscal, porque nós já tínhamos feito um pacto em junho", declarou. Segundo a presidente, a reunião foi para uma "complementação do pacto da responsabilidade fiscal feito entre o governo e as lideranças parlamentares, que é algo considerado extraordinário para o País".
De acordo com Dilma, este pacto permite também que sejam mantidos os investimentos em infraestrutura, programas sociais e demais programas considerados fundamentais pelo governo. "O que pactuamos é que nós não faremos através de apoio no Congresso, medidas que gerem despesas ou reduzam receitas, neste momento pelo qual o País passa", emendou ela.
Dilma insistiu ainda que esse passo na construção do pacto foi importante porque "é uma condição para nossa estabilidade fiscal" e é algo que "mostra maturidade da nossa base aliada, que ela deu um passo no sentido da consciência de que nós participamos em todas as questões programáticas".
Licitações
A presidente aproveitou o discurso para demonstrar otimismo com os rumos da economia e as futuras licitações na área de infraestrutura. "Nunca o Brasil teve concentrado num determinado momento tantas licitações de concessão de infraestrutura", afirmou.
"Agora na sexta-feira teremos mais dois aeroportos (Confins e Galeão). Nós, nesse período recentíssimo de alguns meses, vamos ter licitados em torno de 5 rodovias, a gente vai ter três grandes licitações de petróleo - uma delas de Libra - e várias licitações de transmissão e geração de energia."