Municípios mineiros deverão ter mais chances de se estruturar e ampliar a oferta de emprego. É o que pretende o governo do estado, quenessa segunda-feira firmou convênio com 40 associações microrregionais para repasse de R$ 20 milhões para a compra de máquinas e equipamentos. Pela parceria, o valor de R$ 500 mil será entregue a cada entidade, que deverá colocar o maquinário à disposição das cidades. Em solenidade no Palácio Tiradentes, que reuniu dezenas de prefeitos na manhã de ontem, o governador Antonio Anastasia (PSDB) destacou a importância do investimento. "Estamos empenhados em fortalecer os municípios, criando oportunidades de emprego para que a população dessas localidades não seja expulsa para os grandes centros."
Leia Mais
Prefeita ganha máquinas que não teria como comprarPF apreende máquinas do PAC em fazenda do filho de prefeitoGoverno entregará 18 mil máquinas a municípios brasileirosAssim como Anastasia, o presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e prefeito de Barbacena, Antônio Andrada (PMDB), defenderam a revisão do pacto federativo. Para Andrada, é preciso haver maior equilíbrio entre a arrecadação de impostos federais e a destinação de recursos aos municípios. "Essa não é uma matéria fácil. Envolve o relacionamento da União, do estado e municípios. Na ótica municipal, a situação está ficando cada vez mais complicada, porque o governo federal detém muitos recursos e cria programas que cabem aos municípios executar quase a totalidade", afirma. Mas por não terem recursos suficientes, os programas podem não operar de forma adequada, segundo o presidente.
Outra dificuldade citada por ele está nos problemas locais, que não encontram correspondência em programas do governo federal. "Para essas necessidades, os municípios têm ainda mais limitações", diz. A saída para o impasse, segundo o presidente da AMM, seria o governo federal melhorar a quantidade de recursos para as cidades.
Diante de dezenas de prefeitos que participaram da solenidade de assinatura do convênio, foi citada a presença do pré-candidato ao Palácio da Liberdade pelo PSDB, Pimenta da Veiga. O nome do ex-ministro e ex-prefeito de Belo Horizonte foi destacado pelo governador pelo %u201Cbom serviço prestado em seus anos de vida pública%u201D. O lançamento da pré-candidatura de Pimenta da Veiga ocorreu no fim de outubro. O evento em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, reuniu o senador Aécio Neves, o governador Antonio e lideranças da base governista no estado.