Jornal Estado de Minas

Líder do PSDB protocola denúncia contra Cardozo na Procuradoria-Geral da República

Deputado Carlos Sampaio alegou improbidade administrativa e prevaricação

Paulo de Tarso Lyra

Brasília – O líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio (SP), protocolou um denúncia na Procuradoria-Geral da República por improbidade administrativa e prevaricação contra o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, alegando que ele não deveria ter dado andamento a uma denúncia apócrifa. O líder do partido no Senado, Aloysio Nunes Ferreira (SP), fez o mesmo pedido à Comissão de Ética Pública da Presidência da República .

No Congresso, o PSDB tentou convocar Cardozo para comparecer na Câmara e no Senado. Aliados do governo na Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara conseguiram brecar a iniciativa do deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP). O deputado Renato Simões (PT-SP) defendeu que não havia necessidade de convocar o ministro já que, na próxima semana, ele já estaria na Comissão de Segurança Pública da Câmara para responder aos questionamentos da oposição sobre a fuga do ex-diretor de marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolatto.

No fim da tarde, ficou acertado que a audiência, marcada para a próxima quarta-feira, também terá a participação dos parlamentares da Comissão de Fiscalização e Controle. Cardozo avisou que vai ao Congresso na terça e na quarta-feira e responderá todas as perguntas que forem feitas sobre o caso, mesmo sabendo que os convites são relativos ao caso Pizzolatto. “Terei o maior prazer de esclarecer tudo que me for perguntado”, ressaltou.