Leia Mais
Dinheiro repassado para Recife poderia ter sido investido na recuperação das estações de BHPor cinco anos, Metrô de Belo Horizonte fez repasses de recursos ao sistema de RecifeGoverno de Minas rebate declarações de LulaDilma anunciará R$ 5,4 bi para obras do PAC em MinasSecretário de Estado de Gestão Metropolitana cobra recursos federais para MinasCBTU em BH pagou R$ 4,6 mi por consultoria a ex-executivo acusado de corrupção Funcionários serão ouvidos sobre contratos irregulares no metrô de BHMetrô de BH tem aluguéis a preço de banana; MP vai investigarO vice-presidente do Sindicato dos Metroviários, Romeu José Machado Neto, reforça a opinião de que Recife tem recebido mais investimentos por decisão política. “O lobby aqui é dos rodoviários. Investimentos para o metrô não ocorrem há vários anos. É só manutenção e a cada ano que passa os recursos são mais escassos”, afirma. “Essa é a política definida pelo governo federal, principalmente porque estão passando o metrô para a Metrominas. Estamos começando o sucateamento. São feitos pedidos de compra e de equipamentos, que, se o governo entende que é investimento, corta. Só se gasta com o essencial, com manutenção.”
De acordo com a CBTU, “nenhuma superintendência é superavitária. Todas, em maior ou menor grau, dependem de recursos da União para custear suas operações (incluindo despesas de pessoal) e investimentos”. Ainda de acordo com a companhia, “o fato de uma superintendência transferir recursos para outra faz parte do planejamento empresarial da CBTU e não indica nenhum tipo de benefício ou prejuízo decorrente”.