Leia Mais
Morre o governador de Sergipe, Marcelo DédaDilma lamenta morte "do grande amigo" Marcelo Déda, governador de SergipeSolidez intelectual e capacidade de diálogo marcaram vida política de DédaDilma vai ao velório do governador Marcelo DédaLula sugere permanência do PT no governo até 2022Renan diz que morte de Déda deixa população 'desolada'Corpo de Marcelo Déda chega em Aracaju para velórioPetrobras lamenta morte do governador de SergipeAnastasia lamenta morte de governador de Sergipe Velório de Déda será aberto à população em Aracaju"Déda foi o maior nome da minha geração", diz CamposNo início de agosto deste ano, em uma das suas voltas a Aracaju após tratamento de um câncer gastrointestinal na capital paulista, Déda usou o Twitter para mostrar sua satisfação por retornar para casa depois de passar mais de dois meses internado em São Paulo.
"Não me canso de olhar o rio e o mar e de sentir um suave vento Sul refrescar minha face, enxugar minhas lágrimas, inflar meu coração de amor", declarou o governador na ocasião. Agora, quando voltar para a sua terra natal, o vento ainda soprará, mas ele não poderá inflar seu coração de amor.
Em outubro de 2009, Déda já havia retirado um nódulo benigno no pâncreas. O advogado e flamenguista Déda nasceu em 11 de março de 1960, na cidade de Simão Dias. Foi deputado estadual (1986-1990), deputado federal (1994-2000), prefeito de Aracaju (2001-2006) e governador de Sergipe (desde 2007).
Na juventude, Déda participou do movimento estudantil. Em 1979, começou a trabalhar com seus companheiros na criação do PT. Segundo a biografia do político no site oficial do governo sergipano, Déda, com uma câmara Super 8, filmou em 1981 a segunda visita de Lula ao Estado.