Sem a presença do governador Eduardo Campos (PSB), que cumpre agenda administrativa no Recife, a Presidência da República reuniu os prefeitos do estado em Gravatá, no Agreste. Pernambuco é o último estado a receber o evento, que tem o objetivo de estreitar a relação do governo federal com os municípios. Estão presentes representantes de 12 ministérios e de outros órgãos federais. A ideia é realizar atendimentos individuais com os gestores para demandas espefícificas dos municípios.
Leia Mais
Dilma e Conselho tentarão firmar pacto fiscal, diz IdeliBase do governo tenta blindar os voos da ministra Ideli SalvattiIdeli se explicará por escrito ao Congresso sobre uso de helicóptero da PRFIdeli compara o Brasil à Europa ao elogiar geração de empregosA ausência de Eduardo foi minimizada por Ideli Salvatti. "Conversei com ele várias vezes para a organização do evento. Como a relação é governo federal e as prefeituras, é sempre bom que o governo do estado estar presente na figura do governador ou de um representante. Vale lembrar que o governo do estado está comum estande no local", disse. Eduardo Campos é representado pelo secretário da Casa Civil, Tadeu Alencar.
Ao chegar ao evento, a ministra fez um balanço sobre os encontros realizados ao longo do ano. Foram 31 eventos em todo os estados brasileiros. Alguns estados, pelo número de municípios, receberam mais de um encontro. Foi o caso de São Paulo e Minas Gerais. "O grande objetivo desse evento é seguir a determinação da presidente, no sentido de estreitar, aprofundar e ampliar a parceria entre o governo federal e todas as prefeituras do Brasil", afirmou. De acordo com Ideli Salvatti, foram mais de 30 mil participantes. "Em média, tivemos a participação de 72% dos prefeitos nos estados e os atendimentos individuais já ultrapassaram a casa dos 28 mil", acrescentou. Ainda não foram divulgados o número de prefeitos pernambucanos presentes. (Com informações de Aline Moura, do Diario de Pernambuco)