Leia Mais
Presidente do PT pede cuidados especiais para GenoinoMesa Diretora da Câmara aprecia terça-feira processo de cassação de GenoinoDefesa de Genoino fica indignada com laudo da CâmaraPT fará ato de desagravo a Dirceu, Genoino e DelúbioGenoino não queria marca de deputado cassadoRenúncia não impede aposentadoria de GenoinoJosé Genoino renuncia ao cargo de deputado para evitar cassaçãoCâmara decide hoje sobre cassação do mandato de GenoinoA posição petista foi defendida da tribuna pelo vice-presidente da Câmara, André Vargas (PR). "Eu defendo esta posição aqui à luz do dia. É uma questão de humanidade, direitos humanos e direito de defesa", afirmou. Genoino pediu aposentadoria por invalidez, mas a junta médica da Casa entendeu que o deputado não sofre de cardiopatia grave e somente prorrogou sua licença médica até o dia 25 de fevereiro. Nova avaliação será feita nesta data e o processo pode durar até dois anos.
O líder do partido, José Guimarães (CE), acompanhou o pronunciamento e criticou os que desejam apressar o processo. "Se aparecer algum carrasco querendo cassar o Genoino precipitadamente essa Câmara reagirá", afirmou Guimarães, que é irmão do deputado condenado.
O presidente da Câmara chegou a anunciar há duas semanas a abertura imediata do processo, mas um pedido de vista dos petistas André Vargas e Antonio Carlos Biffi (MS), quarto-secretário, adiou a decisão. Alves tem dito que não pode fazer a "luta política do PT" e que a prorrogação causaria desgaste à imagem da Casa. Se a Câmara optar por abrir o processo, ele seguirá para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e devido aos prazos regimentais um julgamento em plenário só ocorrerá em 2014.