Leia Mais
Iinflação ficará dentro da meta pelo décimo ano consecutivo, diz DilmaEm coluna semanal, Dilma destaca inflação em quedaEnquanto o PT governar não haverá inflação, diz LulaDilma será uma das oradoras na missa de MandelaDiante de FHC, Dilma faz exaltação da gestão petistaDilma diz que é "uma honra" reunir ex-presidentes para homenagear MandelaDilma abre evento com Bill Clinton destacando controle da inflaçãoEla ressaltou, porém, que isso não significa que todos os problemas brasileiros estão resolvidos. "Por muitos anos, o Brasil foi pensado como um país pequeno. (Agora) temos enormes desafios, (uma vez que) pagamos por décadas de omissão na infraestrutura energética." Ela disse também que por muitos anos o Brasil não se voltou para vizinhos da América do Sul e Caribe.
A presidente destacou os investimentos na melhoria de rodovias, ferrovias, portos e aeroportos, além do leilão do Campo de Libra de petróleo, que trará nos próximos 35 anos mais de R$ 1 trilhão de receita ao País. E destacou a recente inclusão social como um fator dinamizador da economia nacional. "A atual expansão não se faz às custas de desigualdade social", disse.
Na última década, segundo ela, foram criados 20 milhões de empregos formais. "Todo esse processo, aliado à democratização do crédito, contribuiu para a construção de um mercado de consumo de massa."
Sobre a integração regional da América Latina, Dilma afirmou que não pode sacrificar os interesses específicos dos países da região. "A verdadeira integração, além de pregar a solidariedade supõe respeito à soberania nacional", afirmou em seu discurso. Mas destacou que o dinamismo econômico e social está disseminado em todo o continente americano.