Leia Mais
Dilma chega para missa em homenagem a MandelaDilma será uma das oradoras na missa de MandelaDilma diz que é "uma honra" reunir ex-presidentes para homenagear MandelaDiante de FHC, Dilma faz exaltação da gestão petistaDilma diz que o Brasil não pode ser uma economia só de serviçosDiscurso de Dilma em funeral de Mandela é recebido com relativa friezaObama afirma que Mandela foi 'um gigante da história'Dilma diz que Mandela foi "a maior personalidade do século 20"Para Dilma, luta de Mandela virou paradigma de justiçaDe acordo com ela, Mandela servirá para sempre de exemplo “pela histórica paciência com que suportou o cárcere e o sofrimento, pela lúcida firmeza e determinação que revelou em seu combate vitorioso, pelo profundo compromisso com a justiça e com a paz”. A presidente disse também que o líder sul-africano será lembrado “sobretudo por sua superioridade moral e ética. Ele soube fazer da busca da verdade e do perdão os pilares da reconciliação nacional e da construção da nova África do Sul".
No final de seu discurso, Dilma saudou o líder sul-africano, morto na última quinta-feira (5), com um “viva, Mandela, para sempre”. A presidente e outros cinco presidentes foram listado para discursar, entre eles o dos Estados Unidos, Barack Obama, e o da África do Sul, Jacob Zuma.
Dilma trouxe à África do Sul os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, Fernando Henrique Cardoso, José Sarney e Fernando Collor. Todos viajaram em uma mesma aeronave do Rio de Janeiro a Johannesburgo, onde chegaram às 2 horas da madrugada desta terça-feira (horário local).