Leia Mais
Para Dilma, luta de Mandela virou paradigma de justiça"Nós que trazemos com orgulho o sangue africano, choramos a morte de Mandela", diz DilmaDilma diz que é "uma honra" reunir ex-presidentes para homenagear MandelaDilma será uma das oradoras na missa de MandelaDiscurso de Dilma em funeral de Mandela é recebido com relativa friezaBarack Obama e Raul Castro apertam as mãos durante homenagem a MandelaPara ela, o apartheid foi a forma mais elaborada e cruel da desigualdade social e política que se tem notícia nos tempos modernos. “Esse grande líder teve seus olhos postos no futuro do país, do mundo e de toda África”, disse Dilma.
A presidenta falou do orgulho de ter o sangue africano nas veias e lamentou a morte do líder. “Choramos e celebramos esse homem que faz parte do panteão da humanidade. Viva Mandela para sempre”, concluiu a presidenta.
O discurso de Dilma Rousseff é um dos vários que serão feitos hoje, ao longo da cerimônia de tributo a Mandela, no Estádio Soccer City, que tem capacidade para 80 mil pessoas. Estima-se que o evento seja um dos maiores da história, em relação ao número de chefes de Estado e de governo reunidos. De acordo com o governo sul-africano, foi confirmada a presença de 90 representantes.