Leia Mais
Construtoras burlam regras do Minha Casa, Minha Vida e estão na mira do MPGoverno bate marca de 2 mi de unidades do Minha CasaSatisfação com imóvel do Minha Casa tem nota 8,8, diz Ipea Relatos de um drama diário de quem se valeu do Minha casa, minha vidaPortaria muda sistema de escolha de famílias para o programa Minha casa, minha vidaAcordo pode acabar com impasse por prédios do Minha Casa, Minha VidaValor máximo de financiamento do Minha Casa Minha Vida deve aumentarGoverno quer divulgar dados de programas na internetDilma diz que reforma tributária exigirá "empenho" e "determinação"Dilma diz que o Brasil não pode ser uma economia só de serviçosMudanças
Dilma ressaltou que a entrega de moradias, nas áreas urbanas, está promovendo uma mudança de hábitos. "Nas cidades, cerca de um terço dos imóveis contratados são apartamentos, e a vida em um condomínio está sendo uma novidade para muitos", assinalou. "Quando moramos em uma casa, nós mesmos cuidamos do quintal, do jardim, varremos a calçada ou pintamos o muro. Quando mudamos para um apartamento, isso tudo é feito junto com os moradores dos outros apartamentos, e aí, as decisões precisam ser tomadas em conjunto e as despesas são compartilhadas", ressaltou.
A dica dada hoje por Dilma é que, quando a família receber as chaves dos apartamentos, a primeira coisa a fazer é montar o condomínio para manter o prédio bem conservado e limpo, e dividir os gastos com esses serviços. Para auxiliar nesse processo de transição, o governo promoveu uma mudança no "Minha Casa, Minha Vida". "O programa vai pagar, durante um ano, empresas especializadas para ensinar os moradores a montar o condomínio e a organizar suas contas", ressaltou a presidente.