Leia Mais
Servidores da Câmara de Vereadores de São Luís podem ficar sem 13º salárioSenado pode acabar com 13º e 14º salários de parlamentares reeleitosCidades mineiras começam batalha para pagar o 13º aos servidoresJustiça confirma veto a pagamento de 13º para os vereadores de São PauloPrefeito tenta extinguir 13º em Lagoa da Prata, mas Câmara negaCâmara dos Deputados analisa projeto para mudar data do pagamento do 13ºGolpistas que prometem agilizar liberação de recursos rondam prefeituras de MGPrefeitos usam Índice de Desenvolvimento Humano para tirar municípios da pobrezaPrefeitos protestam por R$ 2,2 bilhões que deixaram de ser arrecadadosO grande problema vivido pelas prefeituras é a constante queda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), principal fonte de renda da grande maioria das cidades mineiras. Com os programas de isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e revisão de tabela do Imposto de Renda (IR) – base que compõe o FPM –, a parcela repassada pela União tem sido insuficiente para bancar as contas municipais. De acordo com dados da AMM, nos últimos dois anos os municípios tiveram uma perda de R$ 1 bilhão somente com o FPM.
“O FPM não é um favor do governo federal, mas é tratado como se fosse uma dádiva. E não é. É uma determinação constitucional”, argumentou o presidente da AMM. O governo federal tem hoje 393 programas executados pelos municípios em todo o país, ainda que eles não tenham condições financeiras de bancá-los. Outra queixa é que, do total de recursos arrecadados pela União, os municípios ficam com uma cota de 7%.
Além da manifestação marcada para hoje pela manhã, os prefeitos têm agendadas reuniões em Brasília em março, abril e maio. Há ainda a possibilidade de serem mantidos acampamentos em frente ao Congresso Nacional como forma de pressão para que os parlamentares aprovem projetos de interesse dos municípios, como o reajuste da alíquota do FPM, divisão de recursos dos royalties do petróleo e do minério e incidência de imposto de transações por cartão de crédito na cidade onde a compra foi feita.