A presidente Dilma Rousseff comparou na noite dessa quinta-feira o antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010), com o falecido ex-presidente sul-africano Nelson Mandela ao afirmar que sua luta contra a "elite" política do Brasil é semelhante com a luta contra o apartheid.
"Lula conseguiu realizar o governo de mais êxito do Brasil", completou a presidente."Eleger uma mulher presidente da República? Mas uma mulher pode ser presidente da República? 58 milhões de brasileiros responderam 'pode', uma resposta que nós, do PT, construímos", afirmou.
Durante a abertura do congresso do PT, os participantes gritaram frases de apoio aos ex-dirigentes do partido condenados por corrupção no julgamento do mensalão.José Dirceu, José Genoíno e Delúbio Soares foram chamados de "guerreiros do povo".
Antes do discurso de Lula, a plateia gritou: "Lula, defenda os companheiros". O ex-presidente prometeu que não falaria sobre o caso, mas depois citou uma "campanha de difamação". "Eles tinham medo do Lula, agora têm que enfrentar a Dilma e o Lula, agora têm que enfrentar um partido que na maior campanha de difamação faz um PED (Processo de Eleição Direta) e coloca mais de 400.000 militantes para votar", disse Lula em referência às eleições internas do PT no mês passado.