Leia Mais
Diretor da PF diz que governo tenta ouvir SnowdenJornalista não descarta novas espionagens contra o Brasil e sugere asilo a Snowden CPI da Espionagem vai pedir para ouvir Snowden por videoconferênciaSnowden diz que aceitaria viver no BrasilDilma não se manifestará sobre SnowdenPaís tem força para enfrentar os EUA, diz David MirandaDilma discutirá caso Snowden com chancelerNo Senado, Lindbergh e Ferraço defendem asilo a Snowden"Essa matéria deve ser motivo de reflexão racional e não emocional", afirmou. "Nós não temos razão para aprofundar divergências que possam causar ao Brasil, como nação econômica, mais prejuízos", afirmou o presidente do DEM.
Para o vice-líder do PSDB no Senado, Alvaro Dias (PR), o pedido é uma "questão delicada" e tem de ser muito bem ponderada pelo governo. Segundo ele, a concessão do asilo a Snowden vai significar um afastamento do Brasil, no plano comercial, com os Estados Unidos. O tucano disse que, até o momento, não há comprovação dos crimes de espionagem citados em documentos vazados pelo ex-funcionário da CIA e divulgados em reportagens da imprensa.
"O governo não agiu como se crime tivesse ocorrido. A reação não foi proporcional à existência de crimes", avaliou. Alvaro Dias classificou como "tímida" a reação do governo diante das suspeitas de espionagem, mesmo com a desistência da presidente Dilma Rousseff de participar de uma visita de Estado aos Estados Unidos e a condenação feita por ela, na Organização das Nações Unidas (ONU), à prática de espionagem.