As campanhas políticas já caíram na rede. A minirreforma eleitoral abriu a cancela para o uso pleno da mídia digital e aboliu de vez a fixação de prazo para que candidatos deem a partida da caça ao voto – em 2012 foi de três meses antes do pleito. Vinte por cento dos deputados estaduais e da bancada federal mineira vão se beneficiar mais da nova legislação eleitoral: são muito ativos na rede mundial de computadores, argumentam em defesa de suas posições, anunciam feitos às bases e fazem das plataformas digitais um instrumento para a interação com os seus eleitores, segundo levantamento feito pelo Estado de Minas com os 53 parlamentares mineiros na Câmara dos Deputados e os 77 deputados com da Assembleia Legislativa, entre os dias 16 e 20.
Leia Mais
Gilmar Mendes critica interferência de STF sobre as doações de empresas nas campanhasFim de doações de empresas para campanhas políticas tem quatros votos no STFSTF retoma julgamento sobre doações de empresas para campanhas políticasTSE discute regras para doações de campanhasJustiça Eleitoral usa redes sociais para atrair os jovensPT prepara cartilha para atuação em redes sociaisCampanhas nas redes sociais não afastam o ' corpo a corpo'Mais conceitual é o debate promovido pela deputada federal Jô Moraes (PCdoB), que tem 6.501 seguidores e se encarrega pessoalmente da ferramenta. Em 11.649 tuitadas ao longo dos últimos anos ela presta contas de cada ação de seu mandato. “Só eu tenho a senha de minhas contas nas redes sociais”, afirma.
Em tendência que sinaliza uma migração do Twitter para o Facebook, as fan pages (páginas de fãs) andam em alta. O líder em curtidas na Assembleia Legislativa é Glaycon Moreira Franco (PTN), médico e ex-vereador em Conselheiro Lafaiete, suplente que assumiu a cadeira de Cássio Soares (PSD) pelo período em que atua como secretário de Estado de Desenvolvimento Social. Glaycon tem 42.626 fãs e aproveita para usar sua fan page de olho nas eleições do ano que vem. “Por via de nossos esforços, os municípios de Cristiano Otoni e Ouro Branco foram beneficiados com recursos do programa Pró-Município”, avisa ele, indicando que o primeiro recebeu um caminhão basculante e uma pá carregadeira e o outro uma retroescavadeira e três caminhões. Sempre deixando clara a sua “intervenção” política, o líder em curtidas dá o passo a passo de seu mandato.
Na bancada federal mineira, a fan page com maior número de seguidores é a do deputado federal João Bittar (DEM): tem 19.371 curtidas. Política, nela não há. Mas sobram conselhos de vida: “Toda realização depende de várias pessoas. Ninguém faz nada sozinho(a). As diversas contribuições que cada pessoa tem para oferecer tornam a obra completa. Quanto mais completa e significativa for uma realização, mais útil e mais benefícios produz. Ofereça o seu melhor e desperte o melhor que existe nos outros!”.