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Estado de Minas

Caça ao voto para 2014 já começou nas redes sociais

Levantamento do EM aponta que 20% dos deputados mineiros são muito ativos na internet e vão se beneficiar da minirreforma eleitoral que liberou o uso da mídia digital na campanha


postado em 23/12/2013 06:00 / atualizado em 23/12/2013 08:22

Cada um fala ao seu público, não necessariamente sobre política. Para os deputados estaduais líderes em seguidores no Twitter, o futebol é o assunto principal
Cada um fala ao seu público, não necessariamente sobre política. Para os deputados estaduais líderes em seguidores no Twitter, o futebol é o assunto principal

As campanhas políticas já caíram na rede. A minirreforma eleitoral abriu a cancela para o uso pleno da mídia digital e aboliu de vez a fixação de prazo para que candidatos deem a partida da caça ao voto – em 2012 foi de três meses antes do pleito. Vinte por cento dos deputados estaduais e da bancada federal mineira vão se beneficiar mais da nova legislação eleitoral: são muito ativos na rede mundial de computadores, argumentam em defesa de suas posições, anunciam feitos às bases e fazem das plataformas digitais um instrumento para a interação com os seus eleitores, segundo levantamento feito pelo Estado de Minas com os 53 parlamentares mineiros na Câmara dos Deputados e os 77 deputados com da Assembleia Legislativa, entre os dias 16 e 20.


Cada um fala ao seu público, não necessariamente sobre política. Para os deputados estaduais líderes em seguidores no Twitter, o futebol é o assunto principal. Encabeça o ranking dos mais influentes, com 102.325 seguidores, o deputado estadual Mário Henrique Caixa (PCdoB), radialista atleticano e narrador esportivo que assumiu o mandato com a eleição de Carlin Moura (PCdoB) para a Prefeitura de Contagem.

Já o ranking da bancada federal mineira no microblog é encabeçado por Luís Tibé (PTdoB), que tem 10.539 seguidores. O parlamentar usa e abusa da rede social para anunciar feitos em suas bases eleitorais: “R$1 milhão para ações de estruturação das unidades de atenção especializada”, tuitou ele na quinta-feira. “Janaúba, Esmeraldas, Frutal, Jaboticatubas, Patrocínio, Divinópolis e Santa Luzia foram contemplados com emendas”, anunciou em seguida naquele mesmo dia.

Mais conceitual é o debate promovido pela deputada federal Jô Moraes (PCdoB), que tem 6.501 seguidores e se encarrega pessoalmente da ferramenta. Em 11.649 tuitadas ao longo dos últimos anos ela presta contas de cada ação de seu mandato. “Só eu tenho a senha de minhas contas nas redes sociais”, afirma.

Em tendência que sinaliza uma migração do Twitter para o Facebook, as fan pages (páginas de fãs) andam em alta. O líder em curtidas na Assembleia Legislativa é Glaycon Moreira Franco (PTN), médico e ex-vereador em Conselheiro Lafaiete, suplente que assumiu a cadeira de Cássio Soares (PSD) pelo período em que atua como secretário de Estado de Desenvolvimento Social. Glaycon tem 42.626 fãs e aproveita para usar sua fan page de olho nas eleições do ano que vem. “Por via de nossos esforços, os municípios de Cristiano Otoni e Ouro Branco foram beneficiados com recursos do programa Pró-Município”, avisa ele, indicando que o primeiro recebeu um caminhão basculante e uma pá carregadeira e o outro uma retroescavadeira e três caminhões. Sempre deixando clara a sua “intervenção” política, o líder em curtidas dá o passo a passo de seu mandato.

Na bancada federal mineira, a fan page com maior número de seguidores é a do deputado federal João Bittar (DEM): tem 19.371 curtidas. Política, nela não há. Mas sobram conselhos de vida: “Toda realização depende de várias pessoas. Ninguém faz nada sozinho(a). As diversas contribuições que cada pessoa tem para oferecer tornam a obra completa. Quanto mais completa e significativa for uma realização, mais útil e mais benefícios produz. Ofereça o seu melhor e desperte o melhor que existe nos outros!”.

 


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