O ex-deputado Romeu Queiroz e dois ex-dirigentes do Banco Rural Vinícius Samarane e José Roberto Salgado, condenados no processo do mensalão, foram transferidos nesta segunda-feira para Belo Horizonte. A informação foi confirmada pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), responsável pelo transporte dos presos. Eles chegaram em Belo Horizonte às 11h30. A viagem foi em dois voos comerciais. De acordo com a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), o ex-deputado deu entrada no Complexo Penitenciário José Maria Alckmin, em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana, por volta das 15h. Já Vinicius Samarane e José Roberto Salgado vão cumprir pena na penitenciária Nelson Hungria, em Contagem. A transferência foi autorizada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa.
Penas
O ex-deputado Romeu Queiroz foi condenado por lavagem de dinheiro e corrupção passiva a uma pena de 6 anos e 6 meses de prisão, mais pagamento de multa no valor de R$ 858 mil. Samarane foi condenado a oito anos e nove meses de prisão pelos crimes de gestão fraudulenta e lavagem de dinheiro. Roberto Salgado teve pena de 16 anos e 8 meses de prisão mais o pagamento de multa de R$ 1 milhão pelos crimes de formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, gestão fraudulenta, evasão de divisas.
Outras tranferências
O presidente do Supremo, Joaquim Barbosa, já havia autorizado a mudança de presídio para as duas mulheres condenadas no mensalão, Katia Rabello, ex-presidente do Banco Rural, e Simone Vasconcellos, ex-funcionária da agência de publicidade SMP&B. Elas desembarcaram no início do mês em Belo Horizonte. Katia e Simone foram presas por envolvimento no esquema do mensalão e estavam cumprindo pena na Penitenciária Feminina da Colmeia, no Distrito Federal.