Leia Mais
Troca no secretariado do governo de Minas abre vaga dos sonhosDeputados mineiros engavetam os próprios projetos na AssembleiaSTF adia início da análise dos ministros sobre bancadas; MG pode ganhar duas cadeirasNovo secretário de Saúde deve deixar pasta para se lançar à vaga de suplente de Anastasia no SenadoReforma do secretariado reforça intenção do PSDB de conquistar apoio do PSD em MGAnastasia exonera secretário de Saúde e reintegra Alexandre Silveira ao governoEnsino puxa emendas da população mineira ao Orçamento de 2014O primeiro a deixar a Câmara dos Deputados, Isaías Silvestre (PSB), que perdeu a vaga com a volta do ex-secretário do Esporte e Juventude Eros Biondini (PTB), também se prepara para tentar mais um mandato de deputado federal “tocando a vida particular”. Ele ficou um ano e três meses no cargo. Na Assembleia, também perde o cargo de deputado Juarez Távora (PV), que ocupava a vaga do secretário de Turismo, Agostinho Patrus Filho (PV), exonerado no dia 31.
Três deputados federais e dois estaduais continuam na titularidade das secretarias e, ao que tudo indica, deverão sair até quatro de abril, pois vão disputar a reeleição aos cargos parlamentares. Com isso, os respectivos suplentes terão mais três meses de atuação no Legislativo. É o caso do deputado estadual Cássio Soares (PSD), que ficou, a pedido de Anastasia, na nova secretaria que juntou Trabalho e Desenvolvimento Social. “Confesso que eleitoralmente era melhor já ter saído, pois teria mais tempo para dar atenção às bases, mas, por outro lado, é muito gratificante servir o governo mineiro”, disse. O respectivo suplente Glaycon Franco (PTN) comemora a permanência por mais três meses, que considera uma demonstração de satisfação com seu trabalho. “Vai dar mais tempo de concretizar nosso trabalho.”
Outro que fica, apesar de ter depertado a ira de alguns na Assembleia sob acusação de invadir bases parlamentares, é Gil Pereira (PP). Até abril, ele comanda a reforçada Secretaria Extraordinário para o Desenvolvimento do Vale do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas , que antes atendia 188 municípios e agora ganhou mais 68 do Vale do Rio Doce, passando a se chamar Secretaria do Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas . O deputado federal Bilac Pinto (PR) permanece no comando da pasta de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metopolitana. Ele conversa com Anastasia para decidir quando volta para a Câmara para disputar mais um mandato de deputado federal.
Vaivém de políticos
Quem deixa o governo e volta
» Para a Câmara dos Deputados
Eros Biondini (PTB) – exonerado em 27/12
Alexandre Silveira (PSD) – exonerado em 31/12
Narcio Rodrigues (PSDB)
Bilac Pinto (PR)
Zé Silva (SDD)
Carlos Meles (DEM)
» Para a Assembleia
Agostinho Patrus Filho (PV) – exonerado em 31/12
Wander Borges (PSB) – exonerado em 31/12
Cássio Soares (PSD)
Gil Pereira (PP)
Os suplentes que perdem as vagas
» Na Câmara dos Deputados
Isaías Silvestre (PSB) – sai com a volta de Eros Biondini
Renato Andrade (PP) – sai com a volta de Alexandre Silveira
Humberto Souto (PPS) – a sair
Jairo Ataíde (DEM) – a sair
João Bittar (DEM) – a sair
Mário Heringer (PDT) – a sair
» Na Assembleia
Juarez Távora (PV) – sai com a volta de Agostinho Patrus
Juninho Araújo (PTB) – sai com a volta de Wander Borges
Glaycon Franco (PTN) – a sair
Ana Maria (PSDB) – a sair