Brasília – Em 2013, foram abertos 24 Processos Administrativos Disciplinares (PAD) pelo plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O número é mais que o dobro do registrado em 2012, quando a quantidade de ações somou 11. De acordo com balanço do órgão, dos casos registrados, 10 resultaram no afastamento cautelar de 13 magistrados investigados.
Outro caso que ganhou repercussão, apurado pelo CNJ, foi a suspeita de irregularidades no processo de adoção de cinco irmãos em Monte Santo, na Bahia. Por ter desrespeitado a Lei Orgânica da Magistratura Nacional e o Código de Ética da Magistratura, o juiz Vítor Manuel Sabino Xavier Bizerra foi afastado cautelarmente.
Desde 2005, o CNJ registrou 67 penalidades contra 64 juízes. O órgão também aplicou 44 aposentadorias compulsórias, 11 censuras, seis disponibilidades (afastamento cautelar), quatro remoções compulsórias e duas advertências. Do total de punições, 19 foram este ano, sendo 12 aposentadorias compulsórias, quatro censuras, uma advertência, uma remoção compulsória e uma disponibilidade.