A família de José Genoino colocou no ar um site para tentar arrecadar os recursos para pagar a multa estabelecida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na condenação no processo do mensalão. No texto de apresentação da estratégia de arrecadar fundos, a família faz um breve histórico da atividade do petista e afirma que “tem todos os motivos para se orgulhar dele”. A mensagem ainda sustenta que ele foi condenado “sem provas por um tribunal que se dobrou a um linchamento midiático. Genoino está sendo alvo agora de uma perseguição rancorosa e odiosa”.
Ainda de acordo com o site, “Genoino não tem patrimônio para arcar com tal despesa”. A Vara de Execuções Penais do Distrito Federal aumentou o valor da multa que o ex-deputado, condenado a quatro anos e oito meses de prisão na Ação Penal 470, deve pagar. Com a correção monetária, Genoino terá até o dia 20 de janeiro para pagar R$ 667,5 mil.
“Que fique bem claro que não estamos reconhecendo nenhum fundamento de justiça na multa. Mas não ficaremos parados quando se busca humilhar um homem da estatura moral e política de Genoino. Não recusaremos a oportunidade de responder à maldade com solidariedade, à mesquinhez com altivez, à perseguição com muita luta no coração”, finaliza a mensagem.
Diferentemente de outros sites que foram montados para arrecadar o valor da multa, a página de responsabilidade da família só libera essa informação para quem fizer a doação, que deve realizar um cadastro que dá acesso a atualização dos valores. Os doadores ainda poderão deduzir a quantia do Imposto de Renda. O site apresenta as informações necessárias para isso.
Em nota divulgada nesta sexta-feira, o presidente do PT, Rui Falcão, pediu que os militantes do partido ajudem Genoino a pagar a multa. “Como o PT, em virtude da lei, não pode utilizar recursos próprios e nem do Fundo Partidário, propomos esta corrente de solidariedade que deve, igualmente, estender-se aos companheiros José Dirceu, Delúbio Soares e João Paulo Cunha”, afirmou.