O senador Aécio Neves (PSDB) escolheu o ex-deputado Xico Graziano para coordenar sua campanha pela Presidência da República na internet nas eleições de outubro. O engenheiro-agrônomo, que teve um dos papéis principais na candidatura do ex-governador José Serra (PSDB) ao Palácio do Planalto em 2010 e é diretor-executivo do site Observador Político, no Instituto Fernando Henrique Cardoso (IFHC), já aceitou o convite, mas a definição das tarefas só deve ser clareada em meados de abril.
Leia Mais
Aécio Neves dispara contra Dilma e Lula durante 1º evento público em ano eleitoralAécio e Anastasia usam obras para comparar modelo de gestão do PSDB e do PT Aécio diz que Anastasia deixará o governo e nome para disputa em MG sai até o carnavalVotação do marco civil da internet pode ser adiada novamenteProjetos do governo trancam a pauta da Câmara dos DeputadosAécio confirma Anastasia como coordenador do programa de governo 'PT quer ganhar eleição quase por W.O.', diz AécioAécio Neves prevê aliança com PSB em pelo menos 15 estadosGraziano é muito ligado ao ex-presidente FHC, de quem foi chefe de gabinete, e hoje tem seu nome cravado no IFHC como assessor da presidência, ou seja, o interlocutor mais próximo de Fernando Henrique. Também foi secretário de Meio Ambiente no governo de José Serra, em São Paulo, cargo do qual saiu em 2010 justamente para coordenar a elaboração do plano de governo na campanha do paulista, que acabou derrotado pela presidente Dilma Rousseff (PT). Na ocasião, o convite a Graziano foi uma forma de pacificar o partido, já que ele disputava uma indicação para concorrer ao Senado, vaga que ficou com Aloysio Nunes (SP).
Nos últimos meses Aécio vem trabalhando sua inserção nas redes sociais, especialmente no Facebook. É lá que quase todos os dias o tucano posta críticas e comentários sobre notícias e ações de governo da adversária Dilma Rousseff. Em busca de adesões, também procurou adotar um tom mais pessoal na página, postando por exemplo fotos de família nas quais já figuraram a filha Gabriela e a agora esposa, Letícia Weber. A página oficial de Aécio tem hoje 377 mil seguidores no Facebook. A de Dilma 186 mil.
Embora tenha evitado dar entrevista, o novo coordenador da campanha virtual de Aécio se manifestou em seu Twitter, retuitando uma mensagem que o parabenizava pelo ingresso na equipe do senador. No início da noite indicou que sua linha de atuação não será de ataques. “Vamos utilizar a internet para discutir ideias, divulgar mensagens positivas, mostrar o rumo da mudança. Jamais denegrir pessoas”, postou na rede social.
PRÓXIMOS PASSOS O PSDB deve oficializar em março o nome de Aécio como candidato do partido à Presidência da República. Na sexta-feira, em Belo Horizonte, o senador tucano informou que a Executiva Nacional do partido se reunirá em fevereiro para discutir as costuras regionais e que encaminhará uma proposta para que todas as alianças feitas nos estados sejam avaliadas pelo comando. Definidas as parcerias em cada estado, o tucano pretende retomar suas viagens pelo país. Na primeira semana de fevereiro ele participará de um evento do agronegócio em Cascavel, no Paraná.