A nova atualização do site montado pela família de José Genoino para arrecadar o valor da multa estipulada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), alcançou a quantia de R$ 250.500,00 nesta terça-feira. O valor corresponde a 37% do total da pena imposta pela condenação no processo do mensalão. Genoino tem até a próxima segunda-feira para pagar os R$ 667,5 mil. De acordo com coordenador jurídico do PT, Marco Aurélio Carvalho, destacado pelo partido para acompanhar a arrecadação, ainda falta a compensação de alguns cheques que foram depositados hoje, o que deve elevar o montante. O ex-deputado foi condenado a 6 anos e 11 meses de prisão por corrupção ativa e formação de quadrilha.
Na última quinta-feira, a família de José Genoino colocou no ar a página para tentar arrecadar os recursos para pagar a multa estabelecida após condenação no processo do mensalão. No texto de apresentação, a família faz um breve histórico da atividade do petista e afirma que “tem todos os motivos para se orgulhar dele”. A mensagem ainda sustenta que ele foi condenado “sem provas por um tribunal que se dobrou a um linchamento midiático. Genoino está sendo alvo agora de uma perseguição rancorosa e odiosa”. Ainda de acordo com o site, “Genoino não tem patrimônio para arcar com tal despesa”.
Se não houver pagamento, o débito será inscrito na Dívida Ativa da União, e os bens particulares podem ser confiscados pelo governo como garantia de pagamento. O PT está organizando uma série de jantares para angariar recursos para o pagamento das multas não apenas de Genoino, mas dos outros petistas condenados no julgamento do mensalão, como o ex-ministro José Dirceu e o ex-tesoureiro da legenda Delúbio Soares.
Na semana passada, o presidente do PT, Rui Falcão, pediu que os militantes do partido ajudem Genoino a pagar a multa. “Como o PT, em virtude da lei, não pode utilizar recursos próprios e nem do Fundo Partidário, propomos esta corrente de solidariedade que deve, igualmente, estender-se aos companheiros José Dirceu, Delúbio Soares e João Paulo Cunha”, afirmou.