A secretaria de Estado da Saúde em Minas Gerais teve seu novo comandante empossado nesta quarta-feira pelo governador Antônio Anastasia (PSDB). O deputado federal Alexandre Silveira (PSD) foi reconduzido ao governo 14 dias após ter sido exonerado da secretaria de Gestão Metropolitana. Mesmo com a expectativa de não permanecer mais que dois meses no cargo - já que deve concorrer a uma vaga nas eleições de outubro e a legislação estabelece que a desincompatibilização deve ocorrer até abril -, Silveira falou de continuidade do trabalho que vem sendo feito na pasta. "Tomo posse comprometido com a determinação do governador, que é prestar serviço à população mineira na saúde com mais qualidade ainda do que já vem prestando, reconhecendo o belíssimo trabalho, que foi desenvolvido pelos técnicos da saúde até agora e pelo secretário Antônio Jorge, mas determinado em dar continuidade a esse projeto”, afirmou. Alexandre Silveira assume o lugar de Antônio Jorge (PPS), que foi exonerado e deve concorrer a uma vaga na Assembleia de Minas.
Sobre o breve período à frente da pasta, já que deve disputar as eleições, Alexandre Silveira disse que o quadro para o pleito ainda está sendo montado. Ele é cotado para concorrer ao Senado. “As definições para as eleições ainda passarão por muitas especulações, e temos um prazo para isso, que é o prazo convencional. Claro que o tabuleiro vai sendo montado e essa conjectura [ser suplente para o Senado] surge pela musculatura que o PSD tem”, analisou.
Em seu discurso, Antônio Anastasia destacou a importância da secretaria na administração e afirmou que as características e experiências do novo secretário serão relevantes para a função. “A Secretaria de Saúde, certamente pelo seu tamanho, pela angústia das pessoas, pelas necessidades que temos e, sobretudo, pelo fato que ela tem por objeto aquilo que nos é mais valioso que é a vida, tem um destaque imenso", afirmou o governador. O tucano também agradeceu ao ex-secretário pelo desempenho no cargo desde janeiro de 2011.
Também participaram da solenidade o vice-governador Alberto Pinto Coelho, o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, secretários de Estado, o presidente do Conselho de Administração da Codemig, Pimenta da Veiga, parlamentares, e servidores estaduais.
Com informações de Marcelo da Fonseca